sexta-feira, 30 de julho de 2010

O USO DE BRINQUEDOS E JOGOS NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS*


Danusa Cunha e Joyce Boer**

Os brinquedos, jogos e materiais pedagógicos desempenham um papel fundamental, pois abrange as diversas áreas do conhecimento, oportunizando aprendizagens significativas e contribuindo para a construção do conhecimento e do saber por parte da criança com ou sem necessidades especiais. Nesse sentido, longe de querer esgotar este assunto, apenas ressaltamos aqui alguns pontos de reflexão a partir da leitura do texto "O uso de brinquedos e jogos na intervenção psicopedagógica de crianças com necessidades especiais". Segundo a autora Mrech (2009, p. 110) "o processo de aprendizagem da criança é compreendido como um processo pluricausal, abrangente, implicando componentes de vários eixos de estruturação: afetivos, cognitivos, motores, sociais, econômicos, políticos, etc". Faz-se necessário perceber toda esta singularidade, compreender a especificidade de cada criança, atendendo as suas necessidades.
Por isso precisamos estar atentos as estruturas de alienação do saber, Mrech (2009, p. 114) ressalta que "os mesmos símbolos ensinados para estabelecer uma comunicação podem levar à paralisação e à segmentação do saber" e existem dois tipos: a estrutura social (cultura, grupo familiar e escolar) e a individual (construção dos símbolos). Desta forma, quando a criança e/ou adulto estão brincando é importante observar a forma como reagem frente ao objeto (hábitos, repetições, estereótipos...) e o contexto em que o uso de brinquedos, jogos e materiais pedagógicos (contexto simbólico e/ou imaginário), pois se torna um produto de história pessoal e social, não só um processo de interação com o objeto. Lembrando que para a criança e o adulto (aluno/professor/ familiares), os conceitos do objeto são diferentes.
O lúdico e a Psicopedagogia, contribuem para uma escuta do que realmente esta acontecendo naquele momento com a criança, considerando as necessidades específicas de cada indivíduo, sem esquemas generalizadores, pois o sistema simbólico e imaginário de cada pessoa é único. Portanto, o objeto não é estático e sendo dinâmico ele se altera em função simbólica e imaginária de cada indivíduo.
           
_________________
*Capítulo VI escrito por Leny Magalhães Mrech, extraído do livro: KISHIMOTO, Tizuko M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2009.
** Acadêmicas do Curso de Pós-Graduação de Psicopedagogia Clínica e Institucional do Centro Universitário Metodista – IPA. Estudo e reflexão elaborados como requisito de avaliação para Disciplina de Ludopsicopedagogia, Professora Ms. Rosa Eulógia Ramires.Texto disponível nos endereços: http://brincarebom.blogspot.com e http://blogdajoyceboer.blogspot.com/

 

Um comentário:

  1. Nossa muito bom seu blog!Tô lendo e relendo rsrs!Sou profa e artesã e tbm tenho um blog quando der dá uma passada lá ok?bjs

    ResponderExcluir

Leia também...